sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

As produções cinematográficas e a Gestão de Continuidade de Negócios.


A TV Band exibiu, nos dias 04 e 05/01/2010, a minissérie “Tsunami: A Fúria da Natureza”.

A trama foi filmada na Tailândia e mostra os locais atingidos pelo tsunami que varreu o Oceano Índico em 24 de dezembro de 2004 e matou cerca de 220 mil pessoas em uma dúzia de países. A história acompanha um grupo de personagens fictícios que tem suas vidas destruídas pelo tsunami. A minissérie é baseada em um longo trabalho de pesquisa e filmada em locações na Tailândia, principalmente nos resorts de Phuket e Khao Lak, lugares realmente afetados pelo fenômeno. As gravações contaram com o auxílio das autoridades da Tailândia.

=== § ===

Esta minissérie nos possibilita, através das suas imagens, a possibilidade de "participarmos" de um cenário de caos, logo após o acontecimento de uma catástrofe de grandes proporções.

A destruição total da infraestrutura, o atendimento aos feridos, a remoção dos mortos, o desespero dos sobreviventes em busca de parentes, são os primeiros insights apresentados pela produção.

Já num segundo momento, é exibida a mobilização das autoridades para atendimento, a Gestão de Crises.

A montagem de infraestrutura de comunicação, o trabalho de voluntários, o destaque que é dado para itens tidos como banais no dia a dia e que se tornam importantes num momento como este, tais como água potável e sabonetes. A mobilização das listas de nomes, a necessidade de recursos gráficos num ambiente devastado. Copiadoras e câmeras fotográficas são imprescindíveis para o trabalho de identificação das vítimas.

É mostrado também a violência, o despreparo dos órgãos de segurança pública, a ambição dos aproveitadores, que não se importam com a dor e desespero dos desabrigados.

Como é dito, é muito difícil para um profissional de Continuidade de Negócios "treinar" para enfrentar uma situação como estas, mas acredito que esta minissérie pode nos ajudar em muito neste quesito. Recomendo a todos que gostariam de aprender a atuar sob pressão, a assistir a esta produção da HBO.

Gracias!

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.