segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

As dicas sobre recuperação de desastres


Discutiremos aqui os critérios que gerentes de TI de uma empresa devem usar para tomar decisões eficazes de sourcing de recuperação de desastres.

Considerações básicas

- Pressões contínuas da gerência senior para melhorar a presteza da recuperação em épocas de orçamentos restritos estão obrigando várias companhias a avaliar todas as alternativas de serviço dos datacenters para diminuir o custo e os riscos de recuperações recorrentes.

- A forte competição entre fornecedores de recuperação de desastres (da sigla em inglês DR) está causando a redução do preço de serviços para clientes que optarem por avaliar as alternativas de serviço antes da expiração dos seus contratos atuais.

- Quanto mais diversificada for a plataforma (por exemplo, combinações de séries Z e P da IBM, junto com a herança de sistemas de médio porte, Unix, Linux e Windows), mais provável será que o uso contínuo de serviços de fornecedores de recuperação represente a abordagem mais realista para manter uma política de atenuação de riscos coerente.

Recomendações

- Determine as mudanças de serviço e infraestrutura necessárias para alcançar metas de tempo de recuperação (da sigla em inglês RTOs) e metas de ponto de recuperação (da sigla em inglês RPOs) de 24 horas ou menos para as aplicações mais importantes, caso ainda não tenha feito isso.

- Antes da expiração do seu contrato atual de DR, analise alternativas de serviço e fornecedor para descobrir qual a melhor opção para gerenciar os níveis de serviço de recuperação exigidos.

- Gerencie o gasto de recuperação de desastres para assegurar que a infraestrutura, os processos e os recursos humanos necessários para atingir e manter as metas de RTO e RPO das aplicações mais importantes estão disponíveis.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Nos últimos três anos, o Gartner viu diversos clientes fazendo análises de serviços de DR muito antes de seus contratos expirarem. Isso é cada vez mais comum porque fornecedores exigem saber (com até seis meses de antecedência) se o contrato de serviço será mantido ou acabará. Se uma empresa escolhe a segunda opção, é importante garantir que o processo de transição do antigo para o novo fornecedor está definido e pode ser executado prontamente.

Devido à inerente complexidade das aplicações de web e dos contínuos efeitos da mudança de data centers, a necessidade de um maior período de teste também se inclui nos critérios essenciais de uma análise de alternativas, principalmente para a avaliação de alternativas de serviço sob demanda e exclusivo.


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Fonte:
John Morency, do Gartner

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